Image Map

Legenda

1-Escadaria Bárbara Lindenberg
2-Palácio Anchieta
3-Escola Maria Ortiz
4-Praça João Cimaco
5-Palácio Domingos Martins
6-Galeria Homero Massena

7-Antigo Arquivo Público de Vitória
8-A.F.P.E.S.
9-Escadaria Maria Ortiz
10-Hotel Majestic
11-Casas Coloniais
12-Catedral de Vitória


13-Capela de Santa Luzia
14-Antiga Residência de Muniz Freire
15-Antiga Residência da Família Cerqueia Lima
16-Igreja São Gonçalo
17-Convento São Francisco
18-Igreja e Convento do Carmo

PALÁCIO DOMINGOS MARTINS- ANTIGA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA



Ano/ Período de construção: 1912

Uso: Sem uso.

Endereço: Praça João Clímaco, Centro, Vitória.

Tipo de proteção: Tombado em 12/03/1983; Resolução nº 02 / 1983 - Conselho Estadual de Cultura. Inscrição no Livro do Tombo Histórico sob o nº 24, à Folha 04.

Classificação Estilística: Eclética

Descrição arquitetônica dos elementos de construção:
Foi erguido no sítio da Igreja da Misericórdia, em terreno situado na ponta de um dos quarteirões mais antigos de Vitória, junto ao conjunto urbano configurado pela Praça João Clímaco, o Palácio Anchieta e a Escola Maria Ortiz. O edifício do Palácio Domingos Martins é expressão do projeto modernizador empreendido na cidade durante a primeira metade do século XX.
Para a construção do novo edifício, Carloni aproveita algumas paredes e os alicerces da antiga igreja da Misericórdia, uma estrutura executada em pedra argamassada com espessura de aproximadamente um metro. Edificados sobre essa base, dois pavimentos se elevam, fechados por três fachadas dispostas sobre os limites do terreno e por uma face posicionada sobre a esquina. Essa, desenhada de maneira a receber a entrada principal ao interior do Palácio, é hierarquizada com a disposição de detalhes e a composição simétrica de elementos de arquitetura hierarquicamente dispostos sobre sua superfície semicircular.

Fechada por balaústres, a sacada é um espaço de que lha garante a ideia de movimento, mas também pelo conjunto de que faz parte, no qual estão incluídos elementos de forte simbologia como uma rosácea e uma cúpula, arrematada por pequeno lanternim. Internamente, local de deslocamento, apresenta patamares em semicírculo, a partir dos quais é possível vislumbrar o sítio original de Vitória, o largo Afonso Brás, onde estiveram o colégio jesuítico e a igreja de São Tiago, e a igreja da Misericórdia. Diferentemente, as fachadas laterais são projetadas para garantirem ordem e continuidade à composição, ideia concretizada com a disposição, em equilibrada repetição, de um conjunto de elementos e ornamentos, em geral desenhados sem rigor historicista, como na fachada principal. Assim, enquanto na platibanda pequenos frontões e pináculos seguem motivos de inspiração romântica, no segundo pavimento as janelas recebem gradis de desenho art nouveau e coroamento clássico.
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Colaboradores

  • Thais Patuzzo
  • gigi santana